Quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192?
SOBRE O SAMU 192
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.
O Ministério da Saúde vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental. Tal Política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada.
O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
- residências.
 - locais de trabalho.
 - vias públicas.
 
Importante: O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.
Quando Chamar o SAMU 192?
O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização.
Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário. As ambulâncias do SAMU 192 são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência.
A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso. As unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.
QUANDO CHAMAR
- Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
 - Intoxicação exógena e envenenamento;
 - Queimaduras graves;
 - Na ocorrência de maus tratos;
 - Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
 - Em tentativas de suicídio;
 - Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
 - Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
 - Afogamentos;
 - Choque elétrico;
 - Acidentes com produtos perigosos;
 - Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
 - Agressão por arma de fogo ou arma branca;
 - Soterramento, Desabamento;
 - Crises Convulsivas;
 - Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
 - Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
 
QUANDO NÃO CHAMAR
- Febre prolongada;
 - Dores crônicas;
 - Vômito e diarreia;
 - Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
 - Transporte de óbito;
 - Dor de dente;
 - Transferência sem regulação médica prévia;
 - Trocas de sonda;
 - Corte com pouco sangramento,
 - Entorses;
 - Cólicas renais;
 - Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
 - Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.
 
Importante: Nestes casos e em todos os casos sem caracterização de urgência ou emergência, o paciente poderá ser encaminhado ao posto de saúde ou então as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas.
ATENÇÃO
É preferível acionar o SAMU do que transportar a pessoa nas condições apresentadas acima em carro particular ao Pronto Socorro, uma vez que:
- quem transporta assume responsabilidade pelos eventuais riscos do manejo, transporte e acompanhamento do paciente até que o mesmo seja atendido no Pronto Socorro;
 - intercorrências no caminho até o Pronto Socorro (piora do quadro, aumento de agitação, acidentes de percurso) podem oferecer risco para a pessoa atendida e para quem a acompanha;
 - todo paciente que dá entrada no Pronto Socorro pela equipe do SAMU recebe atendimento imediatamente. O tempo de espera para chegada da ambulância normalmente é bem menor que o tempo de espera de atendimento na recepção do Pronto Socorro caso o paciente seja transportado por meio particular.
 
Após acionado o SAMU, informe a equipe do DeACE-Ar dados da pessoa atendida: nome completo, curso/departamento, motivo do acionamento do SAMU. A equipe de assistência social da Unidade de Saúde que recebe o paciente é responsável por entrar em contato com a família e articular o acompanhamento, esse processo será acompanhado pela equipe do DeACE-Ar.
DICAS PARA QUEM LIGAR PARA O SAMU 192
- Em caso de acidente verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa ás ferragens;
 - Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;
 - Sinalize as vias com galhos de arvore e triângulo de sinalização;
 - Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete;
 - Não dê água aos acidentados.
 
Fonte: Ministério da Saúde