Violência de gênero contra mulheres nas universidades convida para participação
Uma pesquisa na área de Psicologia da UFSCar está buscando descrever a situação atual dos casos de violência contra as mulheres e os efeitos em sua saúde e, também, validar o instrumento ALIS - Acolhimento, Liberdade, Inclusão e Superação, construído para mapear a violência baseada em gênero nas universidades brasileiras.
Para desenvolver o trabalho, estão sendo convidadas estudantes mulheres, maiores de 18 anos, matriculadas a partir do terceiro semestre/período em cursos de graduação ou pós-graduação, de universidades públicas ou privadas de todas as regiões do Brasil, para responderem a um formulário online e anônimo.
O tempo de resposta é de aproximadamente 25 minutos. O link de acesso é https://redcap.link/VBGnauniversidade. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail alispesquisa@gmail.com.
O estudo, intitulado "Violência baseada no gênero na universidade", é conduzido pela doutoranda Maria Beatriz Dionísio e pela mestranda Yasmin Curvelo, ambas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi), sob orientação da professora Sabrina Mazo D’Affonseca, do Departamento de Psicologia (DPsi). O ALIS está sendo desenvolvido por Maria Beatriz na UFSCar, com financiamento da Capes. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 78292024.3.0000.5504).