UFSCar será a primeira universidade do Estado a oferecer Licenciatura em Educação Escolar Quilombola

Um feito inédito, fruto de um extenso e cuidadoso trabalho coordenado por professores do  Departamento de Educação (DEd) da Universidade, é a aprovação da UFSCar para oferecer o primeiro curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola no estado de São Paulo. A Universidade acaba de ser contemplada no edital Parfor-Equidade, uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), idealizada junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC).
A conquista terá um importante impacto na formação de profissionais que atuam na Educação Escolar Quilombola e será destinado a quilombos situados na região do Vale do Ribeira, colocando a UFSCar mais uma vez à frente na implementação das políticas de ações afirmativas na Educação Superior.
A proposta de criação do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola está fundamentada nas persistentes necessidades impostas pela realidade social, decorrentes das desigualdades raciais no Brasil.
A formação é voltada para professores que atuam na Educação Escolar Quilombola e para pessoas quilombolas. O curso terá duração de quatro anos, com a oferta de 35 vagas e será realizado em regime de alternância de tempos formativos entre tempo/escola e tempo/comunidade, de maneira a propiciar momentos para a participação dos estudantes na elaboração, desenvolvimento e avaliação dos currículos e programas, considerando o contexto sociocultural e histórico das comunidades quilombolas. Leia na íntegra no portal Gestão UFSCar.