FEBRE MACULOSA (DOENÇA DO CARRAPATO) - INFORME

Prezados boa tarde, 
Mediante notícias recentes sobre a ocorrência de Febre Maculosa, seguem orientações acerca da doença e como preveni-la.
Trata-se de uma doença infecciosa, febril aguda, causada por uma bactéria do gênero Rickettsia e transmitida pela picada de carrapatos infectados.
Os principais sintomas da Febre Maculosa são: febre alta e súbita, cefaléia, hiperemia conjuntival, dor muscular e articular, mal-estar, dores abdominais, vômito, diarréia, exantema. Os sintomas podem aparecer de 2 a 14 dias após a picada do carrapato. 
A principal forma de evitar a doença, é evitar a exposição aos carrapatos e reduzir as chances de picadas. Dessa forma, orientamos muita atenção ao entrar em áreas de matas e áreas com infestações de carrapatos. Utilize vestimentas adequadas como sapatos fechados, roupas claras de mangas compridas e calças quando adentrar nessas áreas. Em caso de localizar um carrapato preso à pele, retirar com uma pinça ou proteja a mão para remover e NUNCA esmague o carrapato.  
Em caso de picadas ou de sintomas, a equipe de saúde do DeACE-Ar está à disposição para orientações, avaliação, condutas e acompanhamento de saúde. 
Também temos macacões para empréstimo para proteção das roupas. Caso precise, é só retirar conosco. 
Ficamos à disposição!
Atenciosamente, 
--
Enf. Ms. Fernanda de Cássia Israel Cardoso
Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis (DeACE-Ar)
Centro de Ciências Agrárias / UFSCar - Araras/SP
Doutoranda pela Faculdade de Enfermagem - Fenf/Unicamp