ConsUni delibera pela queda da obrigatoriedade do uso de máscara na UFSCar

O Conselho Universitário (ConsUni) deliberou, em sua 267ª Reunião Ordinária, nesta sexta-feira (20/1), pelo fim da obrigatoriedade do uso de máscaras nas áreas internas dos campi da UFSCar. O uso nas áreas internas passa agora a ser apenas recomendado (o documento está disponível neste link). Nas áreas externas dos campi, o uso de máscaras já não era mais obrigatório.
A decisão segue a orientação do Comitê Gestor da Pandemia (CGP) e estabelece ainda que a obrigatoriedade do uso de máscara permanece em vigor nas Unidades de Atendimento à Saúde da Instituição (DeAs, DeACE, USE, SerPM, SerMT), tendo em vista, especialmente, a responsabilidade e o cuidado com o usuário atendido. No caso da Unidade de Atendimento à Criança (UAC), o CGP recomenda fortemente a manutenção do uso de máscaras, devido à não vacinação de crianças de até 3 anos. Também fica fortemente recomendado o uso de máscaras em ambientes internos e externos em situações de aglomeração (densidade maior que duas pessoas por metro quadrado).
Recomenda-se a manutenção da higienização frequente das mãos com água e sabonete ou com álcool em gel 70%, bem como das janelas e portas abertas para a ventilação natural dos ambientes, e o esquema vacinal contra a Covid-19 atualizado.
Na reunião, também foi aprovado o pedido de credenciamento da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI•UFSCar) como fundação de apoio junto à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o que vai permitir à Fundação apoiar de forma ampliada a administração central nos projetos e atividades relacionados ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão, e ao desenvolvimento institucional, científico e tecnológico da EBSERH. Também foi aprovada a proposta de alteração no número de vagas, para 150 vagas, do curso de licenciatura em pedagogia a distância.

Araras, 24 de janeiro de 2023.